A produtora portuguesa Building Pictures lançou recentemente um vídeo que apresenta o espaço de Co.Working Candal, projetado pelo escritório Crea, através de um percurso "feito de verde, de vermelho e de azul, ao ritmo da música que parece sair das peças em madeira."
O projeto é o resultado de uma intervenção em um antigo armazém e cantina desativados, transformados em espaço empresarial – escritórios, zonas comuns de reunião, de entrada e copa.
O vídeo destaca a forma fluída do espaço, composto por esteios de madeira coloridos, que serpenteiam e que servem de ponto de encontro das várias salas de escritório, e o elevado grau de transparência que o vidro utilizado e o espaçamento entre as peças de madeira geram. O único espaço opaco é a sala de reuniões.
O projeto dá continuidade à lógica projetual e construtiva anterior e nesse sentido a ocupação periférica do espaço existente, libertando o miolo do mesmo para as funções sociais, manteve-se. A relação entre salas e espaços comuns foi animado pela desconstrução da parede de separação entre os dois antigos armazéns, por onde, agora, serpenteia uma forma fluída definida por esteios de madeira pontuados por cores que se diluem no movimento, refletindo e ajustando-se aos percursos e elementos compositores do espaço aberto invadido pela luz natural das claraboias.
O vídeo se desenvolve em três partes, a primeira por planos gerais do edifício, a segunda por um percurso em torno do elemento colorido central e o terceiro novamente por planos gerais.
Créditos do vídeo
- Direção & Produção: Building Pictures (buildingpictures.pt)
- Direção de Fotografia: Building Pictures
- Pós-produção: Building Pictures
- Música: Bruno Ferreira
- 2016 | 1’31” | 16:9
- Projecto: Co.Working Candal
- Arquitectos: Crea
- Localização: Portugal, Gaia
- Ano: 2017
Ficha técnica do projeto
- Cliente: Candal Park S.A.
- Arquitetura: CREA
- Engenharia: ASL & Associados
- Empreiteira: Xtream Engenharia Lda.